O BiPTT é uma solução de Comunicação de Voz para Equipes voltado para uso de EMPRESAS. E por isso oferece diversas facilidades de controle e gerenciamento que são interessantes no contexto de Comunicação entre Equipes de Trabalho.
Por outro lado, o WhatsApp é um aplicativo para uso PESSOAL e por isso não tem recursos necessários para utilização CORPORATIVA.

Outra diferença bem importante é que o BiPTT utiliza a tecnologia Push to Talk, sendo baseado em conceitos como comunicação em canais e hierarquia de perfis de usuários, enquanto o WhatsApp é baseado em mensagens de texto. Em relação às mensagens de voz, o WhatsApp não utiliza a tecnolgia Push to Talk, deixando a decisão de ouvir ou não a mensagem de voz com o receptor da mensagem.

Imagine as situações abaixo, para rapidamente perceber por que a tecnologia Push to Talk é tão utilizada por alguns tipos de operação:

1. Bombeiros em pleno deslocamento para atendimento de uma emergência, durante seu trabalho terem que digitar as mensagens, ou então esperar para ouvir uma resposta de comando do superior hierárquico;
2. Motoristas de caminhões de transporte de cargas, terem que digitar mensagens de texto enquanto dirigem ou então operar o celular para acionar o recebimento de uma mensagem de áudio para que possam ouvir do que se trata;
3. Seguranças de um shopping center terem que ficar olhando na tela do celular, para se comunicarem e lerem mensagens orientativas sobre uma operação de busca a um suspeito de roubo que esteja dentro de uma loja;

Em resumo, há situações em que o push to talk é muito mais adequado do que as mensagens de texto ou voz. Por outro lado, há ocasiões em que mensagens de texto ou voz são mais adequadas para situações específicas.

Para ler um artigo sobre este comparativo em nosso blog, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *